top of page

Sim, maconha é droga

Sim, a maconha é considerada droga por conter substâncias psicotrópicas. Mas afinal, o que é droga? De acordo com o dicionário Houaiss da Língua Portuguesa é “ 1.Ingrediente ou substância usada em farmácia, tinturaria, laboratórios químicos etc. 2. Substância que altera a consciência e causa dependência; entorpecente”. Com base nessa definição, seja o sujeito contra ou a favor da liberação, é quase impossível encontrar um membro da sociedade que não recorra a uma “drogaria” ora ou outra.


A intenção de abordar um assunto polêmico como a maconha, é justamente mostrar que, nem toda droga é de todo ruim. O objetivo do livro “Tratamento Ilegal” não é fazer apologia ao uso indiscriminado de drogas, mas sim chamar a atenção para todos os benefícios que a “droga” pode oferecer a partir do momento que forem descriminalizados e ou regulamentados o cultivo, as pesquisas e o uso medicinal da erva.


Mas o que diz a medicina sobre o que é droga? Segundo a Revista Superinteressante (2002) “drogas são substâncias usadas para produzir alterações nas sensações, no grau de consciência e no estado emocional”, de acordo com a cartilha da Secretaria Nacional Antidrogas. Essa definição inclui a maconha, cocaína e heroína, mas também café, chocolate e Prozac, sem falar no álcool e no cigarro. Do ponto de vista legal e jurídico, existem drogas livres, que qualquer um pode comprar sem controle (álcool e cigarro); as de uso controlado (que podem ser compradas com receita médica); e as ilegais.”


Existe ainda o paradoxo das drogas ‘legais’. Enquanto a maconha é severamente combatida, o cigarro e o álcool são facilmente encontrados em qualquer supermercado, mercearia, bares ou vendas de esquina.


O efeito da legalidade quanto ao uso dessas drogas é devastador. Segundo dados do Ministério da Saúde uma das doenças causadas pelo tabagismo é o DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica) que atinge cerca de sete milhões de pessoas no país e é a quarta causa de morte no mundo (ClicFolha, 2016). Quanto ao uso do álcool o problema maior é quando está vinculado à direção. No Brasil o problema com álcool e direção é tão grave que levou o ministro da saúde (2013), José Padilha, a classificar como epidemia.


“Tratamento Ilegal” tem a finalidade de esclarecer e conscientizar quanto aos benefícios que são oferecidos pelos diversos componentes da maconha. Falar de maconha como disse Fernando Gabeira (2002) é espalhar um rastro de discórdia. Os assuntos polêmicos devem ser colocados em debate, os benefícios não podem ser ignorados ou ocultos por medo ou falta de conhecimento.


Muitas pessoas que já enfrentam problemas sérios de saúde. Precisam também enfrentar o preconceito, a burocracia, o medo e a ilegalidade em busca de um alívio para os males que afligem sua saúde e colocam em risco sua vida. É exatamente “quando a medicina perde para o preconceito”.


Mas qual o problema em buscar um escape, uma saída? Seria falta de humanidade, falta de empatia ou as autoridades estão mesmo preocupadas com o bem maior, quando não permitem que uma mãe tenha direito de amenizar o sofrimento do seu filho? Ou quando não permitem que um paciente em estado terminal tenha a chance de aliviar seu sofrimento?


bottom of page