top of page

Sylvio Passos fundador do ‘Raul Rock Club’ fala dos oito anos de convivência com Raul



“Eu tinha dez anos de idade, o ano era 1973, e no rádio o que eu ouvia era ‘mosca na sopa’. Só desperteie mesmo para a música de Raul ao final da década de 70. Acredito que é mesmo na adolescência que iniciamos nossos questionamentos. E é nessa época que Raul me surge, momento em que eu estava questionando tudo e sonhando muito.”


“Consegui o telefone do Raul, e depois de muito ensaiar, tomei coragem e liguei. Ele mesmo que atendeu, depois de me apresentar e falar da criação do Fã-clube, me convidou para almoçar com ele. Eu fui pra casa dele achando que era uma mansão. E para minha surpresa, Raul morava em um sobrado convencional, comum em qualquer bairro de São Paulo. A simplicidade toda de Raul me deixou muito tranquilo. Foi um encontro incrível que superou toda minha expectativa. Retornei para casa muito Feliz, com mil ideias e sonhos na cabeça.”


“Eu vinha com essas coisas de fã-clubes para minhas bandas inglesas favoritas desde o colégio. Isso serviu de base para que eu, no início da década de 80 fundasse o ‘Raul Rock Club’. Já passou 33 anos desde a fundação, o mundo mudou, no século passado tudo era feito á mão, hoje temos a internet e tudo ficou mais prático. Continuamos com nosso trabalho voltado 100% para o universo virtual, alcançando o mundo todo de maneira rápida, principalmente os mais jovens."



"Raul continua mexendo com a cabeça e o coração dessa galera no Brasil e além das cerca embandeiradas que separam quintais"




“Foram oito anos de convivência cotidiana. Nos primeiros dois ou três meses havia aquela coisa de fã-ídolo, mas logo superamos isso e a amizade se tornou forte. Eu era garoto e Raul me levava

pra todo lado. aprendi e conheci muita coisa, que sem ele talvez nem chegasse a conhecer. Raul

era uma pessoa extremamente educada, fina. Preocupava-se com todo mundo, sempre querendo

ajudar de alguma maneira. Mas quando não gostava, soltava seus bichos, suaironia, ele não era de ferro.”


“A sociedade alternativa é algo conceitual, esse é o grande barato da coisa. Raul e Paulo Coelho a fundaram em 1973. Raul tinha um olhar mais filosófico, anárquico, questionador e Paulo um olhar mais místico. Raul por acreditar demais naquilo, levou o conceito até o fim da sua vida. A parceria entre os dois era toda baseada em conflitos, metaforicamente falando é como uma lâmpada onde o negativo e o positivo precisam entrar em contato para que funcione. Quando o conflito acaba não há mais luz. E foi justamente por isso que a parceria terminou, embora tenham continuado amigos, cada um seguiu seu rumo. Paulo seguiu para conquistar o mundo com seus livros e conquistou. Isso graças ao aprendizado que teve com Raul somado a sua inteligência. Costumo dizer que Paulo Coelho foi o melhor aluno de Raul Seixas”.



“A convivência com Raul foi muito importante para mim, principalmente porque eu estava em um processo de formação, eu era apenas um garoto inocente com mil sonhos e ideias na cabeça, mas sem qualquer direção. O convívio com ele me fez dar um norte para as coisas que eu sonhava

e desejava. Antes de Tudo Raul me mostrou para mim, e que não há nada mais importante que conhecer a si mesmo antes de partir para qualquer coisa nessa vida!"



bottom of page