top of page

Criador revela os segredos da ranicultura



André Reis, de Juquitiba (SP), trabalha há quatro anos com criação de rã. Ele conta que decidiu por esse ramo ao perceber que o comércio de carnes exóticas estava evoluindo no país. Começou criando rã-touro, que segundo ele não faz parte da fauna nacional, e por isso não precisa de autorização do Ibama. A maior dificuldade no início de uma produção é o manuseio dos girinos: “qualquer erro pode comprometer a produção do ano todo, por isso muitos ranicultores desistem”, relatou o criador.

Ainda segundo André a Ranicultura se enquadra nas normas da Piscicultura, assim os ranicultores devem seguir a mesma legislação da criação de peixes. Deve ficar claro que criar rãs e abater rãs são coisas distintas. O abate é controlado pela Vigilância Sanitária do município, estado ou da federação. Para a criação cada município e ou estado conta com sua própria legislação, vai

depender muito do tamanho da produção. O essencial é pensar desde o início numa miniestação para tratar a água utilizada, e assim devolver água limpa ao meio ambiente.

Reis conseguiu suas primeiras matrizes com um produtor do qual era amigo. Conta também que o negócio é arriscado, mas também rentável. Sua produção é 100 quilos por mês, o qual vende para abatedouros do Rio de Janeiro e de São Paulo. “A rã é uma carne muito saudável. Com um potencial comercial muito grande, por conta de a sociedade estar buscando cada vez mais uma alimentação mais saudável, por isso o consumo vem crescendo a cada ano”, comentou.

Para quem se interessou pelo negócio

Há quatro anos no ramo, André dá algumas dicas para quem quer começar sua produção. Segundo ele é recomendável começar com uma produção pequena, sem muito custo. É necessário aprender com o animal, pois não existe muita biografia sobre a cultura. O ideal é visitar ranários, pesquisar e colher informações com quem tem experiência no assunto. A alimentação das rãs é basicamente ração de peixe com valor de proteínas em torno de 40% e água mineral, no caso de André do próprio sítio. O valor inicial é relativo, “já vi investimentos de dez mil a um milhão de reais, depende do que você pretende com o ranário”, esclareceu. O prazo para que se tenha retorno é algo entre dois ou três anos.


(Matéria produzida para o site - https://medium.com/carnes-ex%C3%B3ticas - trabalho universitário 2015)


bottom of page