top of page

Exóticos no mundo

Quando se ouve falar em coelho, javali, rã, jacaré e outros; muitos torcem o nariz e fazem cara feia. Mas se comparados às iguarias saboreadas ao redor do mundo esses animais se tornam a verdadeira comida dos anjos.

Convido a fazer um pequeno tour, através das iguarias saboreadas no mundo.

FUGU

No Japão o que encontramos é o “Fugu”, que é servido geralmente como sashimi. Até aí nada demais, o problema na verdade é que esse peixe tem em suas vísceras uma substância chamada de ‘Tetrodoxina’ que é um veneno letal resistente ao cozimento. De 50 a 80% dos casos de envenenamento pela toxina a pessoa vai ao óbito em 24 horas. É preciso coragem, para encarar esse peixinho.

CAMARÕES BÊBADOS

Na China a tradição é comer camarões bêbados, é isso mesmo. Os bichinhos são servidos vivos. Como o camarão reage quando você tenta devorá-lo, a solução foi embebedá-los, com uma molhada em bebida alcoólica. E se o garçom lhe disser que o camarão não está bêbado o suficiente, tenha paciência, será melhor para você que ele esteja bem embriagado.

SANNAKJI

Prato coreano simples, são tentáculos de polvo vivo. Porém, como os tentáculos possuem ventosas, há o risco de se afixarem na boca ou na garganta de quem o come; matando por asfixia. A orientação é mastigar muito bem, para não colocar a vida em risco.

BALUT

Prato típico nas Filipinas, trata-se de um ovo de pata com embrião. É só deixar se desenvolver por 17 dias, ao ponto de ter penas e bico. Depois é cozido e temperado com molho de soja, vinagre, limão, sal, pimenta do reino e coentro. Pronto, é só servir na própria casca. Boa sorte!

PORQUINHO DA ÍNDIA

Prato peruano, chamado de ‘Cuy’. São ótima fonte de proteína, ideais para as famílias que moram nos Andes. Na maioria das vezes são assados com todos os membros, inclusive a cabeça. Não há muito o que comer, é claro, segundo dizem o sabor do porquinho assemelha-se ao coelho.
(Matéria produzida para o site - https://medium.com/carnes-ex%C3%B3ticas - trabalho universitário 2015)

bottom of page