top of page

Salão do automóvel, tecnologia que fabrica sonhos


Dentro do New Genesis da Hyundai, observando cada detalhe está Alan Menezes de 21 anos, os olhos brilham e suas mãos passeiam por cada detalhe do veículo. Apesar de trabalhar em uma autorizada da Hyundai e ter dirigido quase todos os modelos, a sua reação é mesma de cada visitante que passa por ali. “Eu já dirigi quase todos os modelos, mas esse vai demorar um pouco a passar por lá,” revela deslumbrado.


A vigésima oitava edição do Salão do Automóvel reuniu 41 marcas com 84 expositores, no Anhembi em São Paulo. Carros conceitos e modelos já conhecidos, porém atualizados. Os lançamentos que dominaram essa edição foram os utilitários, quase 20 no total, a maioria é de SUVs que brigarão pela liderança no mercado. Outra tendência inédita no salão são as picapes “compactas médias”, apresentadas pela Fiat e a Renaut. E o espectador também teve a oportunidade de sentir o gostinho de guiar uma das máquinas. Promoveram test drive a Toyota, Lexus, Volkswagen, Audi e a Land Rover.


Encantamento é a palavra que descreve a reação dos apaixonados por carros. E os reis da festa estão por todos os lados, lançamentos surpreendentes, expostos pelo chão, pelas paredes, elevados, em plataformas, suspensos e girando no ar. A impressão é de uma fábrica de brinquedos, uma produtora de sonhos, onde meninos grandes podem brincar com simuladores e jogos, além das selfies, é claro. Eles dividem sua atenção entre as belas mulheres e aquele modelo dos sonhos.


Em certo momento todos os olhares se voltaram para o stand da Hyundai, câmeras espalhadas pelo stand leva o espectador pra dentro da tela. E de dentro do telão sai também a atriz que vai ao palco atuar junto com o apresentador, em um show interativo de mímica e tecnologia. Muita criatividade e bom humor na


apresentação do novo HB20.

E é do meio da plateia também surgem duas bailarinas que misturando a dança e a interatividade com as imagens apresentadas, encantam os espectadores na apresentação quase mágica do IX35.


O maior evento do setor na America latina terminou no dia nove de novembro (2014) depois de 11 dias. Passou pelo salão 756.114 visitantes. Como o evento é bienal, os apaixonados terão que esperar até 2016 para apreciar toda a tecnologia que o futuro automobilístico reserva. E para quem acha que alguns carros são inacessíveis devido ao seu alto valor, saiba que o lustre que estava sobre o DS 5 Faubourg Addict –carro europeu ainda não comercializado no Brasil- custa a bagatela de de R$ 135 mil, enquanto o carro custa ‘apenas’ R$ 132mil. Não desanime, afinal é mais fácil comprar um carro que um lustre de cristal feito a mão por um francês.

Texto participante da promoção Estudante no Salão, promovido pela Auto Informe em parceria com a Hyundai. Premiado entre os dez melhores.


bottom of page